IBRD - dia internacional dao corrida descalça

Discussion in 'Chapters' started by Sly, Feb 25, 2016.

1. Sly

Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

olà queridos corredores. no domingo dia 1 de maio, os membros da Barefoot Runners Society vão organizar no mundo inteiro pequenos eventos para divulgar a pratica da corrida descalça. porque estou profundamente convencido dos numerosos beneficios desta modalidade (corrigir a técnica, aprender a relaxar o corpo, mas tambem em termos de saude e bem estar), eu tambem gostava muito de organizar um pequeno evento em Lisboa. não estou a falar duma prova (muito complicado e poucas pessoas têm a capacidade de correr descalço), estou mais à imaginar um encontro, com café quente, conversas, pequenos exercicios em pisos variados, trocas de dicas e experiencia, livros (KB Saxton, Gordon Pirie, Jason Robillard...) e acabar com um pequeno treino, descalço para quem consegue, e calçado para quem quere juntar se na mesma. o objetivo era conseguir juntar pessoas jà com experiencia e corredores classicos curiosos da coisa e os tambem que conhecem problemas repetitivos de lesões.

todos estão bemvindos para trocar ideas em vista a organisação deste evento

Barefoot TJ likes this.
  2. Sly

Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

3. Sly

Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

Ok,

então é assim, estou a imaginar um pequeno encontro as 10 da manha, no dia 1 de maio,
    em Lisboa,
    eu tive a pensar nos cais perto do Museu da Electricidade : 38°41'42.2"N 9°11'51.3"W
    porque é tranquilo, tem alcatrão (o que queremos para aprender a correr bem) e relvado tambem (o que os calçados querem porque têm medo do alcatrão)

Um participante é o minimo requerido, 15 ou 20 seria um successo muito grande.

Objetivo :
    comunicar sobre a importancia dos exercicios descalços para corrigir a sua tecnica de corrida,
    para no final, correr com menos lesoes, menos perdas de energia, mais prazer e de maneira mais relaxada,
    que seja calçado ou descalço

Corredores convidados :
    todas as pessoas que querem melhorar a técnica, ou correr com menos lesoes, ou simplesmente perceber melhor o seu corpo,
    tambem, pessoas à procura de mais aventura, mais fun, mais sensaçoes, estilo de vida mais saudavel
    tambem pessoas que nunca correram e que querem começar direitamente com a informação correita

Crianças mais que bemvindas !
    muitas vezes são as crianças que têm menos preconceitos no que se refere ao pé descalço. A infancia é o momento certo para aprender a utilizar o seu corpo de maneira completa e natural. Give Your Youngsters Chance to go Barefoot !

Programa :

1. Conversa (descalça) de 10 minutos
    - porque correr descalço ? porque correr sem nenhuma protecção ?
    - os elementos de uma tecnica correita
    - ideas, conceitos, dicas
    - perguntas...

2. Pequenos exercicios de iniciação para convidar à uma primeira tomada de consciencia

3. Corrida de 4 km, lenta, para continuar a conversa.
    Quem nunca correu descalço não pode correr uma distancia tão grande a primeira vez. Convem trazer as suas sapatilhas de corrida habituais.

4. Café numa pastelaria perto. Venho com algumos exemplarios dos meus livros preferidos :
    KB Saxton - Barefoot Running Step by step,
    G. Pirie - Running Fast and Injury Free,
    F. Rohé - the Zen of Running

Quem sou - a minha experiencia :
    eu corri 3 anos com sapatilhas classicas (amortecimento, suporte, tecnologias XPTOs), e tive varias dores nas pernas (joelho e tornozelo principalmente) de forma regular. Corri a minha meia-maratona mais rapida com sapatilhas em 1h42 em 2013. Logo a seguir, comecei os exercicios descalços. Um ano mais tarde, corri uma meia-maratona descalça em 1h26, sem dores nas pernas. Em 3 anos de pratica descalça, ja corri mais de 10 meia-maratonas, e, com minimalistas, tambem corri uma maratona e 3 "ultras", sem nunca mais ter lesoes. Hoje continuo a aperfeiçoar a minha tecnica com uma pratica descalça regular. Continuo a precisar de protecção nos pisos demasiado dificeis. Não sou campião, não sou mestre, mas jà aprendi muitas coisas que podem ajudar outras pessoas a correr melhor.

Evento gratuito
    Correr é natural. Aprender a correr é gratuito.
    Sff, tragam agua, boné, etc... Não há qualquer tipo de seguro e cada um é responsável por si.

Se alguem quere ajudar na organisação ou na divulgação do evento, esta bemvindo
    todas as criticas estão bemvindas

Sylvain

#3 Sly, Mar 30, 2016
    Last edited: Mar 30, 2016
  4. Sly

Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

Share This Page