Correr descalço : começar

Discussion in 'Chapters' started by Sly, May 22, 2015.

1. Sly

Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

Porque correr descalço é mudar radicalmente de ponto de vista, vale a pena dedicar algum tempo lendo sobre o assunto antes de começar.

Algumos documentos de referência para perceber bem as ideas, a filosofia, a técnica :

How to Run Forward by Barefoot Ken Bob Saxton

How not to transition to minimalist shoes by Stephanie Welch

How to Barefoot by Jason Robillard

Principles of Natural Running by Dr. Mark Cucuzzella

So, you wanna start running barefoot? by Barefoot Ted

Running Barefoot, Forefoot Striking & Training Tips by Dr. Daniel Lieberman

BOOKS

Barefoot Running Step by Step by Ken Bob Saxton

The Barefoot Running Book by Jason Robillard

- - -

Os três mantras do Ken Bob Saxton :

1/ Relax, relax, relax. No, really, relax
    2/ Bend your knees
    3/ Have fun !

- - -

a lista não é exaustiva,
    podem partilhar as vossas referências...

icniVadodranoeL likes this.
  2. Sly

Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

the Zen of Running by Fred Rohé

não é propriamente sobre a corrida descalça (o autor corre descalço),
    tem mais a ver com a filosofia da corrida, muito inspirador

3. Paulo Machado

Paulo Machado Barefooters
    1. Spain - España
    2. Portugal

Boas

Aproveitando este tópico de começar...
    Estou a recuperar ou pelos menos a tentar recuperar de um esporão calcaneo e depois de umas sessões de ondas de choque sinto-me bem melhor.
    Quero em breve recomeçar os meus treinos de corrida e é minha intenção começar a correr descalço, mas umas duvidas que tenho e se me poderem ajudar agradecia :) Sei que varia de pessoa para pessoa, mas qual será a distancia a correr no inicio e como deverão ser os treinos seguintes?? Como o fizeram quando começaram e se possivel dicas para quem vai começar, pf

Obrigado

icniVadodranoeL likes this.
  4. Sly

Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

woï

quase todas as respostas estão no livro do Ken Bob Saxton, Barefoot Running Step by Step,
    um dos melhores investimentos que fiz na minha vida.
    em ingles mas nada de complicado, vocabulario simples e ideas cheias de filosofia.

ele explica bem que não gosta dos planos, que o melhor e unico coach é a planta do pé, ela sabe tudo.

mas, para tu teres uma primera idea,
    o bom é correr direitamente no duro, e muito pouco tempo.

tipo :
    primera semana : 3 vezes cinco minutos (ou menos se for desagradavel)
    segunda semana : 2 vezes cinco minutos e a terceira vez mais se achares que consegues
    etc...

Jaso Robillard da um exemplo aqui :
    http://barefootrunninguniversity.com/barefoot-running/

porque no duro ?
    porque obriga-te a procurar a precisão
    correr na areia ou na relva é fixe, mas é como continuar a correr com Hoka One One

duas coisas :
    - tens uma tecnica que não é boa e muitas lesoes. neste caso, é melhor parar completamente de correr, e começar de novo 100% descalço durante algumos meses, para perder os maus habitos e re-aprender a correr, com a precaução e a precisão do pé sem proteção.
    - nunca tiveste problemas nas pernas, neste caso podes continuar a treinar com sapatilhas e considerar o treino descalço como um complemento para ganhar precisão

tambem
    para acordar os pés, ganhar força, elasticidade, equilibrio, precaução e resistencia (é preciso disso tudo !)
    é bom aprender a ficar em pé na brita, deixar o corpo e a planta do pé beijar as pedras, e pouco a pouco aprender a andar na brita, e qualquer dia correr algumos metros na brita.
    vais aprender muito mais com cinco minutos de brita que com uma hora inteira de relva.

é uma arte, uma experiencia de vida que vale a pena, realmente.

5. Paulo Machado

Paulo Machado Barefooters
    1. Spain - España
    2. Portugal

6. icniVadodranoeL

icniVadodranoeL Chapter Presidents
    1. Portugal

Olá Paulo!
    Subscrevo as palavras do Sly.
    Escolhe bem o piso onde vais correr. Se for demasiado "soft", a tua forma não vai melhorar, e arriscas-te a cometer o erro do "too much, too soon". É bom que seja um piso algo difícil, para te obrigar a descontrair (se não, vai doer), e não te deixar exagerar na distância. Um piso mais difícil também te vai obrigar a dobrar os joelhos.
    Idealmente corre durante 5 minutos. Se souber a pouco, é porque o piso se calhar era muito "soft". Outra regra importante, não corras dois dias seguidos. nesta fase (e durante muito tempo), as tuas solas precisam de descansar. De regenerar a pele. A corrida descalça vai estimular a regeneração da tua pele das solas. Estive com um corredor descalço que já fez 5 maratonas, e ele disse-me que a pele dos pés dele regenera de 5 em 5 dias...
    Enfim, como diz o Ken Bob, relaxa, relaxa, relaxa, dobra os joelhos e...diverte-te!
    Abraço e boas corridas.

Share This Page