Corredores "lentos"

Discussion in 'Chapters' started by icniVadodranoeL, May 20, 2015.

  1. icniVadodranoeL

    icniVadodranoeL Chapter Presidents
    1. Portugal

    Joined:
    Apr 24, 2014
    Messages:
    22
    Likes Received:
    13
    Não tenho nada contra os corredores chamados lentos, até porque eu próprio sou um, além do que o conceito de lento, é subjetivo e muito relativo.

    O que me chateia profundamente é a corrida lenta estar associada ao termo "jogging". As palavras importam, e de que maneira, e esta não poderia estar mais errada e ser mais prejudicial.

    O termo "Jogging" surgiu na década de 70, quando o hábito de correr se massificou, e tem sido tão usado desde então, que o seu verdadeiro significado se perdeu, e está agora associado á corrida lenta.

    Não tenho nada contra correr lentamente, é algo que gosto de fazer, especialmente em corridas longas.

    Quando o termo "Jogging" apareceu, estava associado ao entendimento dos especialistas de que a maioria das pessoas corria de uma forma tão saltitante, tão desajeitada, que os seus órgãos internos estavam a ser sacudidos (Jogged). Na verdade o caso era mais grave do que eles pensavam. O que está a ser sacudido não são os órgão internos, são as juntas. Joelhos, ancas, costas. E tem tudo origem na forma como a maioria dos corredores se sacode (Jogg), enquanto corre. Como curiosidade, a chita quando corre, os seus órgãos internos são sacudidos de forma a pressionarem os pulmões para que o ar sejam expelido. Mas nós não somos chitas...

    O mais comum é a corrida saltitante (para cima e para baixo), muito comum nos corredores calçados e quase inexistente nos corredores descalços. Mas também já tenho visto corredores a correr para os lados, quando cada pé toca no chão quase a meio metro de distância do outro. A corrida deve ser feita com os dois pés a tocarem no chão numa única linha reta, ou o mais próximo possível. Também há os que levantam os ombros como forma de locomoção. O objetivo é andar para a frente! Qualquer esforço em sentido diferente é inglório e deveras cansativo. Relaxar é a palavra chave. Por isso a corrida descalça também deve ser feita, mesmo no início, em piso agressivo. O piso agressivo vai obrigar-nos a descontrair. Caso contrário dói!

    Quando um principiante começa a praticar este desporto, parte do pressuposto que sabe correr. Geralmente não sabe. Mais grave, corre de forma pouco produtiva e dolorosa. E assim começa o Jogging, e depois vêm as dores. E alguns desistem...A corrida descalça "obriga" o atleta a tomar uma postura que o vai indicar no caminho certo. Basta escutar o que os seus pés lhe dizem.

    Gosto muito de correr, mas se começa a doer, é porque estou a fazer algo mal. Não tem de doer.

    Ninguém acha estranho que os nossos professores de Educação física, nos educaram sobre o andebol, basket, vólei, futebol, salto em comprimento, etc., mas nunca nos educaram em relação á corrida?! Simplesmente diziam "Corram prái!" Eu acho estranho...

    Abraço e boas corridas.
     
    b3lo likes this.
  2. Sly

    Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

    Joined:
    Oct 8, 2013
    Messages:
    809
    Likes Received:
    1,863
    a corrida no mundo da edcução fisica é uma excepção : parece que é o unico desporte onde nunca se fala de tecnica,
    sei la porque...

    a corrida descalça foi para mim uma revelação : "pois é, aqui tambem a tecnica é importante !"
     
    icniVadodranoeL likes this.

Share This Page