Apresentação dos novos membros da BRS - Portugal

Discussion in 'Chapters' started by Sly, May 20, 2015.

1. JTeles1992

JTeles1992 Barefooters
    1. Portugal

Obrigado. ;)

2. Pedro Saraiva

Pedro Saraiva Barefooters
    1. Portugal

Olá chamo-me Pedro Saraiva e sou de Oeiras.

Comecei a correr a cerca de 1 ano nas ferias. Quando cheguei ao final das ferias já conseguia correr cerca de 45min seguidos, mas começaram as dores nos joelhos.
    Fui a um fisioterapeuta e acabei por fazer umas palmilhas para compensar a diferença de uma perna para a outra (algo que é imperceptível e quase todos têm essa mesma diferença). Comecei a correr só em pisos macios ou terra, mas as dores persistiam.

Neste Verão comprei o livro Barefoot Running Step by Step, mas só comecei a correr barefoot (com meias) em Novembro. Ao inicio custou um pouco até porque estava a sobrecarregar os gémeos devido a uma má técnica, mas agora tenho feito cerca de 10km 1 a 2 vezes por semana e sem dores. Tenho corrido mais distancia com menos esforço e até agora sem dores.

Boas corridas

Sly likes this.
  3. Sly

Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

bemvindo Pedro !

começar com o livro do KB Saxton é a melhor opção !

4. Pedro Saraiva

Pedro Saraiva Barefooters
    1. Portugal

Obrigado Sly.

Ultimamente tenho andado com dores no tendão de Aquiles. tenho aumentado a carga, nomeadamente mais subidas até porque me inscrevi ( com o entusiasmo do barefoot) na corrida fim da Europa a 31 Janeiro e queria prepara-me minimamente para essa prova.
    Penso que é o corpo a habituar-se a carga adicional que tem sofrido.

A nível de técnica de corrida até tenho tido mais dificuldades nas descidas. Penso que acabo por atacar o chão com muita força. A parte que o Ken Bob diz de levantar o pé antes de assentar no chão juntamente com tudo o resto (cadencia alta, levantar os dedos, etc..) é difícil.

Para quando uma corrida/encontro com o pessoal deste fórum?

Abraço

5. Barefoot HR

Barefoot HR Barefooters

Olá Barefooters de Portugal,

sou alemão e moro em Lisboa/Portugal. Digo isso para justificar o meu português! ;)
    A minha historia parece muito parecido com a dos outros, mais vou contar na mesma...

Depois de quase 10 anos sem desporto e uns kilos há mais, (re-)comecei com a corrida no verão do ano passado. No passado já tinha desistido do meu objetivo de correr uma maratona, porque fiquei sempre com lesões quando aumentei as distancias no treino – tipicamente foram os joelhos que doeram.

Então, queria começar devagarinho para evitar problemas. Comprei uns sapatos “bons” (=caros) e corri 2x per semana, nunca mais do que 5km. Aumentei as distancias <5% por semana – para não ariscar nada.

Mas nem 2 meses depois senti dores nas canelas e em baixo do pé – provavelmente os primeiros sinais de shin splint/facite plantar.

Fiz um intervalo de corrida e usei o tempo para investigar. Depois de alguns vídeos de Ken Bob, Lee Saxby e Christopher McDougall e depois de ler “Born to run” e diversos sites no internet sobre natural/barefoot running, queria por em pratica e que aprendi.

A primeira tentativa descalço acabo com uma bolha em cada pé. Por isso comprei uns DYI Xero Shoes (Huaraches) e gostei bastante a experiencia. Consegui aumentar a minha quilometragem usando a regra dos 5-10% por semana. Isso foi no final do ano passado…

… no dia 20 de Março deste ano fiz a minha primeira corrida oficial e corri a meia maratona de Lisboa em Vibram FFs em 1:52:40. Tudo isso sem lesões e dores. :)

No mesmo tempo fiquei muito interessado em correr realmente descalço, porque gostei muito da experiencia e também do desafio.

Enquanto aumentei as distancias sempre introduzi alguns KMs realmente descalços. Agora consigo correr 13km descalços e estou muito motivado a correr a próxima meia maratona realmente sem sapatos.

Ainda há muito para aprender. Existem diversos superfícies difíceis – e.g. gravel, asfalto muito granulado ou até a calçada portuguesa, quando as pedras não são muito bem alinhados… :(

Estou ansioso de ver outros corredores descalços no IBRD no dia 1 de Meio. Eu estarei lá!

Abraço

6. Sly

Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

bemvindo HR !
    espero ver-te no evento

7. Diego Sacco

Diego Sacco Barefooters

Olá Sly, boa noite!

Hoje troquei emails com TJ e ele aconselhou-me a conversar consigo.

Não tendo ideia de que a Barefoot Society já tinha um representante em Portugal, e assim contactei diretamente com ele.

O meu propósito é promover a BFS pelo nosso projecto Iron Brain World e abrir uma categoria Barefoot na nossa corrida de obstáculos (6ª edição) dia 7 maio 2017 a realizar no Regimento de Comandos - Carregueira-Belas-Sintra. Nesta edição avançámos com a denominação de 1º Campeonato Nacional Iron Brain OCR (Obstacle Course Race) e assim, para além de premiar os campeões individuais e por equipas, teríamos tambem os campeões nacionais Barefooters (individuais).

O TJ pediu-me também para inserir aqui o nosso evento, no entanto não sei como fazer. Gostaria que me ajudasse se possível.

Deixo os links onde pode encontrar mais info sobre nós:
    www.ironbrainworld.com
    www.facebook.com/ironbrainworld

Grato, envio os meus melhores cumprimentos,

Diego Sacco
    www.diegosacco.com
    diegosacco1@gmail.com
    geral@ironbrainworld.com

Barefoot TJ likes this.
  8. Barefoot TJ

Barefoot TJ Administrator
    1. Nomad

Hi, Sly. Can you please assist Diego ^^^^? Thanks much!

9. Sly

Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

olà Diego,
    parece que a TJ jà criou o evento,
    não sei se tu precisas de mais ajuda da minha parte ???

ei irei organizar um pequeno workshop no Porto no mesmo dia !

thanks TJ !

10. Barefoot TJ

Barefoot TJ Administrator
    1. Nomad

Thanks, Sly. I think he's good to go, but can ask you other questions if he wants.

11. Manuel Dias

Manuel Dias Barefooters

Boa noite,

depois de quase dois anos sem correr frequentemente, causado por uma lesão num joelho, tive que recomeçar muito devagar, e veio-me à memória uma história que tinha ouvido/lido há já algum tempo.
    "Nada melhor que correr descalço para evitar lesões nos joelhos"!
    Como ainda tenho bem presente o martírio e privações pelo que passei, estava decidido a tentar tudo para que não tivesse uma reincidência na lesão do joelho.
    Depois de muito pesquisar, e de ler o "Nascidos para Correr", decidi construir as minhas sandálias inspiradas nos indios Tarahumaras.
    Ainda cheguei a dar uma voltas com elas, mas não sentia o pé suficientemente estabilizado e comprei as minhas primeiras Vibram, as Classic.
    Foi um conforto e facilidade de adaptação que me surpreendeu.
    Desde que as comprei, em Julho, fui-lhes sempre fiel, tirando uma prova, que por ser em terra batida, e à noite, decidi ir com as sapatilhas tradicionais, mas foi um suplicio terminar a prova.
    Embora tendo consciência que era precipitado hoje participei na minha primeira prova integral com as Five Fingers, que entretanto fiz o upgrade para umas KSO, e estou maravilhado, e completamente rendido.
    Quanto a tentar correr MESMO descalço, cada dia passa-me mais pela cabeça, mas o medo de cortes e lesões ainda me está a impedir de o fazer.

Tenho a certeza que vou aprender muito por aqui.

Abraço,
    Manuel

12. Sly

Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

Hello Manuel, bemvindo!!!

Integrar 5 minutos de alcatrao a cada treino é uma boa maneira de perceber à corrida descalça. Com o feedback dos pés, vais aprender à aperfeiçoar a tua tecnica, e, no mesmo tempo, vais acordar e desenvolver os teus pés, aos poucos, sem pressa.

Share This Page