Apresentação dos novos membros da BRS - Portugal

Discussion in 'Chapters' started by Sly, May 20, 2015.

  1. JTeles1992

    JTeles1992 Barefooters
    1. Portugal

    Joined:
    May 19, 2015
    Messages:
    2
    Likes Received:
    0
    Obrigado. ;)
     
  2. Pedro Saraiva

    Pedro Saraiva Barefooters
    1. Portugal

    Joined:
    Dec 29, 2015
    Messages:
    2
    Likes Received:
    1
    Olá chamo-me Pedro Saraiva e sou de Oeiras.

    Comecei a correr a cerca de 1 ano nas ferias. Quando cheguei ao final das ferias já conseguia correr cerca de 45min seguidos, mas começaram as dores nos joelhos.
    Fui a um fisioterapeuta e acabei por fazer umas palmilhas para compensar a diferença de uma perna para a outra (algo que é imperceptível e quase todos têm essa mesma diferença). Comecei a correr só em pisos macios ou terra, mas as dores persistiam.

    Neste Verão comprei o livro Barefoot Running Step by Step, mas só comecei a correr barefoot (com meias) em Novembro. Ao inicio custou um pouco até porque estava a sobrecarregar os gémeos devido a uma má técnica, mas agora tenho feito cerca de 10km 1 a 2 vezes por semana e sem dores. Tenho corrido mais distancia com menos esforço e até agora sem dores.

    Boas corridas
     
    Sly likes this.
  3. Sly

    Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

    Joined:
    Oct 8, 2013
    Messages:
    809
    Likes Received:
    1,863
    bemvindo Pedro !

    começar com o livro do KB Saxton é a melhor opção !
     
  4. Pedro Saraiva

    Pedro Saraiva Barefooters
    1. Portugal

    Joined:
    Dec 29, 2015
    Messages:
    2
    Likes Received:
    1
    Obrigado Sly.

    Ultimamente tenho andado com dores no tendão de Aquiles. tenho aumentado a carga, nomeadamente mais subidas até porque me inscrevi ( com o entusiasmo do barefoot) na corrida fim da Europa a 31 Janeiro e queria prepara-me minimamente para essa prova.
    Penso que é o corpo a habituar-se a carga adicional que tem sofrido.

    A nível de técnica de corrida até tenho tido mais dificuldades nas descidas. Penso que acabo por atacar o chão com muita força. A parte que o Ken Bob diz de levantar o pé antes de assentar no chão juntamente com tudo o resto (cadencia alta, levantar os dedos, etc..) é difícil.

    Para quando uma corrida/encontro com o pessoal deste fórum?

    Abraço
     
  5. Barefoot HR

    Barefoot HR Barefooters

    Joined:
    Apr 13, 2016
    Messages:
    8
    Likes Received:
    6
    Olá Barefooters de Portugal,

    sou alemão e moro em Lisboa/Portugal. Digo isso para justificar o meu português! ;)
    A minha historia parece muito parecido com a dos outros, mais vou contar na mesma...

    Depois de quase 10 anos sem desporto e uns kilos há mais, (re-)comecei com a corrida no verão do ano passado. No passado já tinha desistido do meu objetivo de correr uma maratona, porque fiquei sempre com lesões quando aumentei as distancias no treino – tipicamente foram os joelhos que doeram.

    Então, queria começar devagarinho para evitar problemas. Comprei uns sapatos “bons” (=caros) e corri 2x per semana, nunca mais do que 5km. Aumentei as distancias <5% por semana – para não ariscar nada.

    Mas nem 2 meses depois senti dores nas canelas e em baixo do pé – provavelmente os primeiros sinais de shin splint/facite plantar.

    Fiz um intervalo de corrida e usei o tempo para investigar. Depois de alguns vídeos de Ken Bob, Lee Saxby e Christopher McDougall e depois de ler “Born to run” e diversos sites no internet sobre natural/barefoot running, queria por em pratica e que aprendi.

    A primeira tentativa descalço acabo com uma bolha em cada pé. Por isso comprei uns DYI Xero Shoes (Huaraches) e gostei bastante a experiencia. Consegui aumentar a minha quilometragem usando a regra dos 5-10% por semana. Isso foi no final do ano passado…

    … no dia 20 de Março deste ano fiz a minha primeira corrida oficial e corri a meia maratona de Lisboa em Vibram FFs em 1:52:40. Tudo isso sem lesões e dores. :)

    No mesmo tempo fiquei muito interessado em correr realmente descalço, porque gostei muito da experiencia e também do desafio.

    Enquanto aumentei as distancias sempre introduzi alguns KMs realmente descalços. Agora consigo correr 13km descalços e estou muito motivado a correr a próxima meia maratona realmente sem sapatos.

    Ainda há muito para aprender. Existem diversos superfícies difíceis – e.g. gravel, asfalto muito granulado ou até a calçada portuguesa, quando as pedras não são muito bem alinhados… :(

    Estou ansioso de ver outros corredores descalços no IBRD no dia 1 de Meio. Eu estarei lá!

    Abraço
     
  6. Sly

    Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

    Joined:
    Oct 8, 2013
    Messages:
    809
    Likes Received:
    1,863
    bemvindo HR !
    espero ver-te no evento
     
  7. Diego Sacco

    Diego Sacco Barefooters

    Joined:
    Mar 14, 2017
    Messages:
    2
    Likes Received:
    1
    Olá Sly, boa noite!

    Hoje troquei emails com TJ e ele aconselhou-me a conversar consigo.

    Não tendo ideia de que a Barefoot Society já tinha um representante em Portugal, e assim contactei diretamente com ele.

    O meu propósito é promover a BFS pelo nosso projecto Iron Brain World e abrir uma categoria Barefoot na nossa corrida de obstáculos (6ª edição) dia 7 maio 2017 a realizar no Regimento de Comandos - Carregueira-Belas-Sintra. Nesta edição avançámos com a denominação de 1º Campeonato Nacional Iron Brain OCR (Obstacle Course Race) e assim, para além de premiar os campeões individuais e por equipas, teríamos tambem os campeões nacionais Barefooters (individuais).

    O TJ pediu-me também para inserir aqui o nosso evento, no entanto não sei como fazer. Gostaria que me ajudasse se possível.

    Deixo os links onde pode encontrar mais info sobre nós:
    www.ironbrainworld.com
    www.facebook.com/ironbrainworld

    Grato, envio os meus melhores cumprimentos,

    Diego Sacco
    www.diegosacco.com
    diegosacco1@gmail.com
    geral@ironbrainworld.com
     
    Barefoot TJ likes this.
  8. Barefoot TJ

    Barefoot TJ Administrator
    1. Nomad

    Joined:
    Mar 5, 2010
    Messages:
    21,005
    Likes Received:
    6,819
    Hi, Sly. Can you please assist Diego ^^^^? Thanks much!
     
  9. Sly

    Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

    Joined:
    Oct 8, 2013
    Messages:
    809
    Likes Received:
    1,863
    olà Diego,
    parece que a TJ jà criou o evento,
    não sei se tu precisas de mais ajuda da minha parte ???

    ei irei organizar um pequeno workshop no Porto no mesmo dia !

    thanks TJ !
     
  10. Barefoot TJ

    Barefoot TJ Administrator
    1. Nomad

    Joined:
    Mar 5, 2010
    Messages:
    21,005
    Likes Received:
    6,819
    Thanks, Sly. I think he's good to go, but can ask you other questions if he wants.
     
  11. Manuel Dias

    Manuel Dias Barefooters

    Joined:
    Aug 7, 2018
    Messages:
    1
    Likes Received:
    0
    Boa noite,

    depois de quase dois anos sem correr frequentemente, causado por uma lesão num joelho, tive que recomeçar muito devagar, e veio-me à memória uma história que tinha ouvido/lido há já algum tempo.
    "Nada melhor que correr descalço para evitar lesões nos joelhos"!
    Como ainda tenho bem presente o martírio e privações pelo que passei, estava decidido a tentar tudo para que não tivesse uma reincidência na lesão do joelho.
    Depois de muito pesquisar, e de ler o "Nascidos para Correr", decidi construir as minhas sandálias inspiradas nos indios Tarahumaras.
    Ainda cheguei a dar uma voltas com elas, mas não sentia o pé suficientemente estabilizado e comprei as minhas primeiras Vibram, as Classic.
    Foi um conforto e facilidade de adaptação que me surpreendeu.
    Desde que as comprei, em Julho, fui-lhes sempre fiel, tirando uma prova, que por ser em terra batida, e à noite, decidi ir com as sapatilhas tradicionais, mas foi um suplicio terminar a prova.
    Embora tendo consciência que era precipitado hoje participei na minha primeira prova integral com as Five Fingers, que entretanto fiz o upgrade para umas KSO, e estou maravilhado, e completamente rendido.
    Quanto a tentar correr MESMO descalço, cada dia passa-me mais pela cabeça, mas o medo de cortes e lesões ainda me está a impedir de o fazer.

    Tenho a certeza que vou aprender muito por aqui.

    Abraço,
    Manuel
     
  12. Sly

    Sly Chapter Presidents
    1. Portugal

    Joined:
    Oct 8, 2013
    Messages:
    809
    Likes Received:
    1,863
    Hello Manuel, bemvindo!!!

    Integrar 5 minutos de alcatrao a cada treino é uma boa maneira de perceber à corrida descalça. Com o feedback dos pés, vais aprender à aperfeiçoar a tua tecnica, e, no mesmo tempo, vais acordar e desenvolver os teus pés, aos poucos, sem pressa.
     

Share This Page