Olá chamo-me Pedro Saraiva e sou de Oeiras. Comecei a correr a cerca de 1 ano nas ferias. Quando cheguei ao final das ferias já conseguia correr cerca de 45min seguidos, mas começaram as dores nos joelhos. Fui a um fisioterapeuta e acabei por fazer umas palmilhas para compensar a diferença de uma perna para a outra (algo que é imperceptível e quase todos têm essa mesma diferença). Comecei a correr só em pisos macios ou terra, mas as dores persistiam. Neste Verão comprei o livro Barefoot Running Step by Step, mas só comecei a correr barefoot (com meias) em Novembro. Ao inicio custou um pouco até porque estava a sobrecarregar os gémeos devido a uma má técnica, mas agora tenho feito cerca de 10km 1 a 2 vezes por semana e sem dores. Tenho corrido mais distancia com menos esforço e até agora sem dores. Boas corridas
Obrigado Sly. Ultimamente tenho andado com dores no tendão de Aquiles. tenho aumentado a carga, nomeadamente mais subidas até porque me inscrevi ( com o entusiasmo do barefoot) na corrida fim da Europa a 31 Janeiro e queria prepara-me minimamente para essa prova. Penso que é o corpo a habituar-se a carga adicional que tem sofrido. A nível de técnica de corrida até tenho tido mais dificuldades nas descidas. Penso que acabo por atacar o chão com muita força. A parte que o Ken Bob diz de levantar o pé antes de assentar no chão juntamente com tudo o resto (cadencia alta, levantar os dedos, etc..) é difícil. Para quando uma corrida/encontro com o pessoal deste fórum? Abraço
Olá Barefooters de Portugal, sou alemão e moro em Lisboa/Portugal. Digo isso para justificar o meu português! A minha historia parece muito parecido com a dos outros, mais vou contar na mesma... Depois de quase 10 anos sem desporto e uns kilos há mais, (re-)comecei com a corrida no verão do ano passado. No passado já tinha desistido do meu objetivo de correr uma maratona, porque fiquei sempre com lesões quando aumentei as distancias no treino – tipicamente foram os joelhos que doeram. Então, queria começar devagarinho para evitar problemas. Comprei uns sapatos “bons” (=caros) e corri 2x per semana, nunca mais do que 5km. Aumentei as distancias <5% por semana – para não ariscar nada. Mas nem 2 meses depois senti dores nas canelas e em baixo do pé – provavelmente os primeiros sinais de shin splint/facite plantar. Fiz um intervalo de corrida e usei o tempo para investigar. Depois de alguns vídeos de Ken Bob, Lee Saxby e Christopher McDougall e depois de ler “Born to run” e diversos sites no internet sobre natural/barefoot running, queria por em pratica e que aprendi. A primeira tentativa descalço acabo com uma bolha em cada pé. Por isso comprei uns DYI Xero Shoes (Huaraches) e gostei bastante a experiencia. Consegui aumentar a minha quilometragem usando a regra dos 5-10% por semana. Isso foi no final do ano passado… … no dia 20 de Março deste ano fiz a minha primeira corrida oficial e corri a meia maratona de Lisboa em Vibram FFs em 1:52:40. Tudo isso sem lesões e dores. No mesmo tempo fiquei muito interessado em correr realmente descalço, porque gostei muito da experiencia e também do desafio. Enquanto aumentei as distancias sempre introduzi alguns KMs realmente descalços. Agora consigo correr 13km descalços e estou muito motivado a correr a próxima meia maratona realmente sem sapatos. Ainda há muito para aprender. Existem diversos superfícies difíceis – e.g. gravel, asfalto muito granulado ou até a calçada portuguesa, quando as pedras não são muito bem alinhados… Estou ansioso de ver outros corredores descalços no IBRD no dia 1 de Meio. Eu estarei lá! Abraço
Olá Sly, boa noite! Hoje troquei emails com TJ e ele aconselhou-me a conversar consigo. Não tendo ideia de que a Barefoot Society já tinha um representante em Portugal, e assim contactei diretamente com ele. O meu propósito é promover a BFS pelo nosso projecto Iron Brain World e abrir uma categoria Barefoot na nossa corrida de obstáculos (6ª edição) dia 7 maio 2017 a realizar no Regimento de Comandos - Carregueira-Belas-Sintra. Nesta edição avançámos com a denominação de 1º Campeonato Nacional Iron Brain OCR (Obstacle Course Race) e assim, para além de premiar os campeões individuais e por equipas, teríamos tambem os campeões nacionais Barefooters (individuais). O TJ pediu-me também para inserir aqui o nosso evento, no entanto não sei como fazer. Gostaria que me ajudasse se possível. Deixo os links onde pode encontrar mais info sobre nós: www.ironbrainworld.com www.facebook.com/ironbrainworld Grato, envio os meus melhores cumprimentos, Diego Sacco www.diegosacco.com diegosacco1@gmail.com geral@ironbrainworld.com
olà Diego, parece que a TJ jà criou o evento, não sei se tu precisas de mais ajuda da minha parte ??? ei irei organizar um pequeno workshop no Porto no mesmo dia ! thanks TJ !
Boa noite, depois de quase dois anos sem correr frequentemente, causado por uma lesão num joelho, tive que recomeçar muito devagar, e veio-me à memória uma história que tinha ouvido/lido há já algum tempo. "Nada melhor que correr descalço para evitar lesões nos joelhos"! Como ainda tenho bem presente o martírio e privações pelo que passei, estava decidido a tentar tudo para que não tivesse uma reincidência na lesão do joelho. Depois de muito pesquisar, e de ler o "Nascidos para Correr", decidi construir as minhas sandálias inspiradas nos indios Tarahumaras. Ainda cheguei a dar uma voltas com elas, mas não sentia o pé suficientemente estabilizado e comprei as minhas primeiras Vibram, as Classic. Foi um conforto e facilidade de adaptação que me surpreendeu. Desde que as comprei, em Julho, fui-lhes sempre fiel, tirando uma prova, que por ser em terra batida, e à noite, decidi ir com as sapatilhas tradicionais, mas foi um suplicio terminar a prova. Embora tendo consciência que era precipitado hoje participei na minha primeira prova integral com as Five Fingers, que entretanto fiz o upgrade para umas KSO, e estou maravilhado, e completamente rendido. Quanto a tentar correr MESMO descalço, cada dia passa-me mais pela cabeça, mas o medo de cortes e lesões ainda me está a impedir de o fazer. Tenho a certeza que vou aprender muito por aqui. Abraço, Manuel
Hello Manuel, bemvindo!!! Integrar 5 minutos de alcatrao a cada treino é uma boa maneira de perceber à corrida descalça. Com o feedback dos pés, vais aprender à aperfeiçoar a tua tecnica, e, no mesmo tempo, vais acordar e desenvolver os teus pés, aos poucos, sem pressa.